Prótese

Prótese

As próteses são dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas.

Tal como o nome indica as próteses dentárias removíveis são aquelas que se podem tirar da boca e voltar a colocar. Apoiam-se diretamente na gengiva e em alguns casos nos dentes existentes.

Existem duas categorias de próteses removíveis. As acrílicas e as esqueléticas, ambas podem ser parciais ou totais (pessoas que não possuem nenhum dente).

Em alguns casos as próteses podem ser suportadas por implantes dentários. As acrílicas são realizadas totalmente em acrílico que é um material “plástico” enquanto as esqueléticas têm um esqueleto metálico, estrutura que assenta na gengiva e que suporta os dentes.

Prótese Fixa

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente. Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos. As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm como objetivo reproduzir ao máximo a dentição natural.

Indicações para a colocação de prótese fixa:

• Dentes que têm as raízes em bom estado mas que já se encontram com a coroa muito partida e/ou restaurada e cuja viabilidade e resistência da restauração é muito limitada;
• Dentes desvitalizados, fraturados, ou já com grandes reconstruções;
• Substituição de um dente ausente colocando-a sobre um implante dentário;
• Casos em que é necessário melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária.

As Pontes são utilizadas para a substituição de um ou mais dentes inexistentes, apoiando-se em dentes vizinhos que são preparados da mesma forma que para a colocação das coroas.

Voltar